sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Rita de Cássia Oliveira, mais conhecida como Rita de Cássia (Itapira, 26 de fevereiro de 1965) é uma cantora, brasileira. Filha de José Carlos de Oliv


Rita de Cássia Oliveira, mais conhecida como Rita de Cássia (Itapira, 26 de fevereiro de 1965) é uma cantora, brasileira. Filha de José Carlos de Oliveira e Jandira Pinheiro de Oliveira.

Índice [esconder]
1 Biografia
2 Discografia
3 Referências
4 Ligações externas


[editar] BiografiaAos quatro anos de idade, a cantora surpreendeu a pequena cidade paulista de Itapira, onde nasceu, ao entrar para o coro da igreja local. Com apenas dezesseis anos, mudou-se para Campinas, onde desenvolveu sua voz de soprano com a professora Niza Thank e começou a cantar profissionalmente em casas noturnas. Em 86, mudou-se para o Rio de Janeiro e destacou-se na noite carioca em casas como Chiko’s Bar, Le Streghe, Maxim’s, Teatro Piano Bar e Cálice Bar. Neste período, gravou muitos jingles e participou de inúmeros festivais em diversas cidades brasileiras, interpretando a música Leilão, de Carlota Marques e Paulo César Feital, vencendo sempre como melhor música e melhor intérprete.

Em 92 conhece o pianista Luís Carlos Vinhas, um dos precursores da bossa nova. Fazem vários shows por todo o Brasil, principalmente em casas no Rio de Janeiro e São Paulo. Em 93, com o nome de Rita de Cássia, a cantora assina com a Polygram e lança no ano seguinte o disco Ouça, recriando a obra de Maysa, tendo recebido críticas elogiosas em vários jornais e revistas.

Rita gravou também várias faixas para novelas da Rede Globo como Dom de Iludir, de Caetano Veloso, para O Mapa da Mina, Melhores Dias, de Dudu Falcão, para Sonho Meu e a única inédita de seu disco, Seja lá como for, de Ary Carvalho e Reginaldo Bessa, para A Viagem. Gravou ainda a canção Sem Pecado, de Edu Lobo e Aldir Blanc, em dueto com Edu no disco Corrupião, trabalho do compositor que foi incensado por Quincy Jones.

Em 94 faz a sua primeira temporada no Skylab Bar, no Rio de Janeiro. Rita de Oliveira foi elogiada por nomes como Nana Caymmi, Ivan Lins, Cauby Peixoto e Gal Costa.

Em 98/99 inaugura um novo espaço musical no Rio, nos salões do Iate Clube do Rio de Janeiro.

De volta ao Rio de Janeiro após cinco anos, realiza em 2009, o elogiado show Rita de Cássia canta Maysa interpretando grandes sucessos da cantora.

Em janeiro 2010, dublada pela atriz Adriana Esteves, Rita de Cássia faz a voz de Dalva de Oliveira na microssérie "Dalva e Herivelto - Uma canção de amor" da Rede Globo. Entra para a trilha sonora da novela Passione, da Rede Globo, com a música de Cama vazia do compositor e cantor Celso Fonseca.

Atualmente vem garimpando músicas para seu novo CD.
Discografia
1993 - Ouça - Polygram - LP-CD-K7

Nenhum comentário:

Postar um comentário