sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Maria Elisa Capparelli Pinheiro (São Paulo, SP), conhecida como May East é uma cantora e ativista brasileira.

Maria Elisa Capparelli Pinheiro (São Paulo, SP), conhecida como May East é uma cantora e ativista brasileira.

May East iniciou sua carreira na banda Gang 90 e as Absurdettes, nos anos 1980. Em 1984,partiu para a carreira solo e gravou o compacto Índio/Fire in the Jungle pela EMI holandesa.

Lançou, em 1985, o seu primeiro álbum solo, chamado Remota Batucada,buscando a junção de ritmos tradicionais brasileiros com a sua principal influência, o technopop inglês. Isso fica patente em faixas como Bumba My Boy e Maraka. Dois anos depois, em 1987, após realizar viagens à região Norte do país, para aprofundar as suas pesquisas musicais, lança Tabaporã ("casa bonita", em Guarani). Neste álbum, a cantora adota uma sonoridade que caminha rumo a algo que poderia ser classificado como Ethnic New Age. Mais preocupada agora em utilizar os sintetizadores, instrumentos chave de seu trabalho anterior, para criar climas e atmosferas, ao invés de batidas para as pistas de dança, May East alcança uma sonoridade que remete diretamente aos três discos - Low, Heroes e Lodger - lançados por David Bowie, em sua fase Berlim (1977-1979), e à ambient music de Brian Eno, parceiro de Bowie em suas experimentações na capital alemã.

Lançou ainda Charites, em 1990, onde segue a mesma receita ao mistuar a eletrônica com os ritmos regionais brasileiros. Desde então,passou a se dedicar primeiramente às causas ambientais, tendo lançado apenas trabalhos musicais esparsos: Cave of the Heart (com o Findhorn Community Chorus), de 1998, Cosmic Breath (com seu ex-marido Craig Gibsone),1999, e 1001 Faces (solo),em 2001.[1]

Atualmente, desenvolve trabalhos de âmbito internacional com o movimento de transculturalidade, sustentabilidade e o movimento global das ecovilas. Mora há mais de 15 anos na Ecovila Findhorn, na Escócia, onde é membro do Conselho Diretor e Diretora de Relações Internacionais entre a ONU e a Fundação Findhorn e a GEN-Global Ecovillage Network. É também Coordenadora de Educação do Projeto de Ecovila de Findhorn e Embaixadora do World Wisdom Council do Club of Budapest. Atualmente coordena as ações da GEN e Gaia Education junto ao Grupo de Trabalho da "Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU - 2005-2014". [2] Teve papel proeminente no desenvolvimento das relações entre a Comunidade Findhorn e a ONU, que culminaram na formação do CIFAL [3], e viaja pelo mundo divulgando as iniciativas do Transition Towns[4].

Nenhum comentário:

Postar um comentário