sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Eliane Bastos, nome artístico de Maria Eliane Ribeiro Wolff Bastos (Pitanga, 28 de setembro de 1965) é uma cantora brasileira.


Eliane Bastos, nome artístico de Maria Eliane Ribeiro Wolff Bastos (Pitanga, 28 de setembro de 1965) é uma cantora brasileira.

Índice [esconder]
1 Biografia
2 Trajetória artística
3 Participações
4 Outras atribuições
5 Prêmios
6 Discografia
6.1 CDs - Estúdio
6.2 CDs - Ao vivo
6.3 CDs - Participações
6.4 EPs - Estúdio
6.5 DVDs - Ao vivo
7 Alguns espetáculos
8 Ligações externas


Biografia
Eliane Bastos descobriu ainda criança em Pitanga, no interior do Paraná, que a sala de sua casa tinha uma acústica excelente para que ela cantasse por cima dos discos que havia por lá. Com uma escova fazendo às vezes de microfone e com a escada que ia para os quartos servindo de palco, Eliane cantava as músicas que conhecia através do Programa Globo de Ouro, exibido pela Rede Globo nos anos oitenta, além de sucessos da Jovem Guarda e temas de novela, em discos que sua família comprava.

Começou a carreira como intérprete nas bandas de baile Spuma, ainda em Pitanga e depois Energia Brasil já em Curitiba. Trabalhou também em festas municipais, campanhas políticas, além de outros shows e apresentações.

Eliane Bastos é filha de João Rubens Gaissler Wolff e Terezinha de Jesus Ribeiro Wolff. Com seu ex-marido Luiz Alberto Bastos teve 3 filhos: João Vitor Wolff Bastos, Marina Wolff Bastos e Elisa Wolff Bastos. Após a separação, em 2003, manteve o sobrenome de casada pois seu nome artístico já estava bastante consolidado.
Trajetória artística
Em agosto de 1999 lança o CD "Além de Mim" no Teatro Paiol de Curitiba com músicos da cidade e participações de Plínio Oliveira e a bailarina Verônica. Segue para a Bélgica, divulgando músicas do CD e outras importantes da música brasileira, junto com Grafite, compositor curitibano que reside e atua na Europa desde 1993. Com Grafite, além dos diversos shows de apresentação, fez também um show especial, onde apresentou-se também para crianças refugiadas da Guerra dos Bálcans.

Em 2000 é convidada a integrar a Banda Laiki Kompania, interpretando inúmeras músicas do repertório de música popular da Grécia, com Guto Pereira, Kostas Frantzezos e Argyris Oikonomou. Participa ativamente da banda até hoje.

Em 2003 volta novamente à Bélgica levando na bagagem diversas músicas de compositores paranaenses como Raymundo Rolim, Mari Lopes, Michel Butnariu, além do repertório de músicas gregas. Em outubro do mesmo ano vai para Buenos Aires para gravação do CD "Oceano Íntimo" do grupo argentino Saviamantra. O grupo é conhecido por ser “a primeira banda argentina a tocar no espaço”, uma vez que um CD contendo duas canções da banda foi lançado ao espaço em 2001, contendo mensagens de paz de 188 chefes de estado.

Em 2004 grava seu segundo CD, "Toda Essência", com músicas de compositores paranaenses, com exceção da faixa "Apaixonado", de Wilson das Neves em parceria com Paulo Cesar Pinheiro.

Em 2005 participa da turnê de Demis Roussos no Brasil.

Em 2006 participa da Novela Belíssima da Rede Globo de Televisão, juntamente com Tony Ramos, Marcelo Antony e outros atores do elenco.

Além de cantora e compositora, Eliane Bastos é também contista premiada.

Participações
2006 - Novela Belíssima - Rede Globo de Televisão
2006 - Novela Alô Alô Mulheres - www.alltv.com.br - trilha sonora da novela, com as músicas "Homem é Bom" e "Fica Mais Comigo".
Outras atribuições
Foi Diretora Secretária da Associação dos Compositores do Estado do Paraná de 2000 a 2008.
Participou do Grupo de Trabalho Formação, Câmara Setorial de Música FUNARTE Rio de Janeiro, representando o Fórum de Música do Paraná, na gestão e presença do Excelentíssimo Ministro da Cultura Gilberto Passos Gil Moreira, em julho de 2005.
Participou do "Projeto Pé Na Estrada" onde ministrou oficinas com o tema "Iniciação à Interpretação Musical" nas cidades de Pinhalão, Agudos do Sul, Piraquara, Japira, Lapa e Piên, dentre outros municípios paranaenses em 2006.
Em 2006 ministrou também oficinas de interpretação musical pelo Projeto FERA PR SEED em Umuarama e Piên.
Em 2007 e 2008 ministra várias oficinas pelo Projeto FERA, além da oficina "A Arte do Bem Falar".

Prêmios3
° lugar - Concurso de Contos da UniBrasil, com o conto "O jardim da casa marrom".
Discografia
CDs - Estúdio
1999 - Além de Mim - Gravadora Gaivotas Arte e Cultura
2000 - Laiki Kompania - Gravadora MNF Brazil
2004 - Toda Essência - Estúdio Puro Som
CDs - Ao vivo
2005 - Demis Roussos - Live em Brazil, Gravadora MNF Music Entertainment, na faixa "Lost In Love"
CDs - Participações
1999 - Caminhos da Música - Gravadora Central MP3, na faixa "Lua Sobre a Mesa"
2004 - Estação XXI - Gravadora RSMB, na faixa "Fica Mais Comigo"
2004 - No Cine Marabá - De Sidail César, Estúdio Puro Som, na faixa "As Horas Não Passam"
2004 - Colos Desertos (Preito a Beslan) - De José Alexandre Saraiva, gravadora independente
2005 - Demis Roussos - Live em Brazil, Gravadora MNF Brazil, na faixa "Lost In Love"
2005 - Saviamantra - Gravadora MNF Brazil
2006 - A Lápis - Estúdio Puro Som - Projeto da Fundação Cultural de Cultura, tributo ao compositor Lápis (Palminor Rodrigues Ferreira) , na faixa "Alisa", de Lápis e Paulo Vítola
2010 - Ilha Azul de Homero Rebóli - Gravadora Estudio Coda e Gravadora Studio Ness, em 8 de 12 faixas
EPs - Estúdio
2010 - De Volta Pra Casa - Studio THZ e Studio Ness
DVDs - Ao vivo
2005 - Demis Roussos - Live em Brazil, Gravadora MNF Brazil, na faixa "Lost In Love"
Alguns espetáculos
7 de agosto de 1999 - Teatro Paiol de Curitiba - Lançamento do CD "Além de Mim".
2 de maio de 2004 - Crowne Plaza em São Paulo - RSMB (Rede Solidária da Música Brasileira), dentro do Projeto “Outros Sóis na Paulista”.
26 de abril de 2005 - Teatro Paiol de Curitiba - Lançamento do CD "Toda Essência".
15 de outubro de 2005 - Turnê de Demis Roussos pelo Brasil, em diversas datas e diversas cidades.
2007 e 2008 - Shows pelo Viva o Verão no Litoral Paranaense.
2008 - Show Teatro Paiol em homenagem ao compositor paranaense Lápis.
2009 - Teatro São João, na cidade da Lapa, Paraná, em homenagem à cantora Carmen Miranda.
28 de agosto de 2010 - Teatro SESC da Esquina, Curitiba, Paraná - Lançamento do CD "Ilha Azul", de Homero Réboli. Ler matéria (em português)
30 de outubro de 2010 - Teatro SESC da Esquina, Curitiba, Paraná - Projeto "Estamos Aí". Ler matéria (em português)
7 de novembro de 2010 - Com Renato Braz - Corrente Cultural 2010 (Virada Cultural de Curitiba - PR). Ler matéria (em português)

Nenhum comentário:

Postar um comentário