sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Valéria Venturini é uma cantora , compositora e pesquisadora brasileira.

Valéria Venturini é uma cantora , compositora e pesquisadora brasileira.

Valéria Venturini criou o projeto Árias que, sendo construído através de pesquisas, busca a popularização da ópera tradicional e dos clássicos através de releituras musicais, assim como da concepção cênica dos espetáculos. A união do Samba, Bossa Nova, Jazz, Blues, Pop, ritmos Tribais deram uma roupagem contemporânea às óperas (trechos, árias e duetos). Estilo musical denominado ópera-pop.

O projeto abrange o público infantil, jovem e adulto tirando as obras do esquecimento. Apesar desse projeto ser iniciado na década de 80 continua sendo único em sua proposta, requisitado no mundo e muito atual com a busca cada vez maior no exterior por trabalhos novos dentro da música clássica.

Índice [esconder]
1 Carreira
2 Curiosidades
3 Discografia
4 Ver também


[editar] CarreiraNasceu em Macaé e iniciou sua carreira artística no Rio de Janeiro em 1976, participando de Festivais Universitários de MPB, mas de 1982 a 1991 foi radicada em Porto Alegre, sua cidade Musical. No ínicio além dos projetos musicais trabalhava como balconista na padaria natural Zé do Pão e ajudante de cozinha no Porto de Elis, lugar onde logo se tornaria atração no palco com o espetáculo In-sex-to.

Eram 7 apresentações, cada dia com um músico, em que Valéria se apresentou com Pedrinho Figueiredo (sax), Alegre (guitarra), Ciro trindade (Baixo), Ricardo Severo (teclados), Fernando do Ó (percussão) e o Bebeto Mohr(Bateria), e por fim a banda completa. A repercussão foi tão intensa que se transformou em um convite do diretor Luciano Alabarse para dividir o palco com Adriana Calcanhotto, no show Fonseca´s Gang em Porto Alegre e no Espaço Off em São Paulo.

A cantora, compositora e pesquisadora Valéria Venturini também criou trilhas para teatro, cinema e para instalações de artes plásticas. Participou da instalação Solilóquio (Artes Plásticas, Fotografia e Música), com Maia Mena Barreto e Irene Santos, dando a seu trabalho nova direção quando compôs a trilha Música do Silêncio (45 minutos de duração), com sons que mostravam o nascimento, a vida e a morte de um ser sozinho. Solilóquio ficou em cartaz durante um mês no MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul). E participa da trilha sonora como cantora do filme Memória com roteiro de Jorge Furtado e Roberto Henkin.

A ópera surge na sua carreira quando conheceu Otávio Abreu, crítico e profundo conhecedor do mundo de ópera que se tornou seu grande incentivador e amigo, e ajudou a cantora decidir pelo trabalho de releitura que se tornou o Projeto Árias. A grande fotógrafa gaúcha Irene Santos, contribuiu para que Valéria Venturini pudesse desenvolver o projeto, fazendo durante anos um excelente trabalho fotográfico e também a capa do CD Árias.

A RBS de Porto Alegre promoveu o Sul Encanto, onde várias Capitais da Região Sul, participaram cada uma com um Clipe de um artista local. Valéria, junto ao músico Ricardo Severo representou Porto Alegre com o Clipe Habanera, sendo o inicio do seu trabalho de releitura musical.

O show Árias já foi apresentado no Theatro S.Pedro (Porto Alegre), Canecão (Rio de Janeiro), Paiol (Curitiba), Teatro Municipal de Niterói (Direção Amir Haddad), Teatro Trianon (Campos dos Goytacazes), Cult Crowne (São Paulo) entre outros. Já dividiu palco com Guinga, Jovino Santos Neto, Hermeto Pascoal, entre outros.

Seu primeiro CD, o Árias, com as releituras músicais já apresentadas em seus shows foi gravado em 2001 no Rio de Janeiro. Os músicos que participaram foram Roberto Crivano, Júlio Pereira , Emerson Ribeiro, Roberto de Paula, Luciano Callado , Ronaldinho e Luiz Costa. Tendo a participação especial de Carlos Malta em Nessum Dorma, ópera Turandot, Maria Luiza Lundberg e o coral Vozes de Macaé em Ó, Mio Babbino Caro.

Atualmente Valéria Venturini se dedica a pesquisa musical, produção de trilhas para exposições de artes plásticas e a criação de novos espetáculos.

Curiosidades
Valéria Venturini usa em suas apresentações vários microfones com distorções especiais.
Para começar a pesquisa do Projeto Árias, a cantora utilizou um mini teclado comprado em um camelô, pois não possuía nenhum instrumento para desenvolver a pesquisa do Árias.
Em Pelotas (RS), sob o Paralelo 30, Valéria ouve pela primeira vez o que denominou Música das Palavras, som produzido por pessoas conversando e que determinou toda sua concepção musical a partir deste momento.
Hermeto Pascoal é seu mestre e padrinho musical e fez a seguinte citação: “O Árias é inédito no mundo”.
Discografia
Árias (2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário