sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Gilmelândia Palmeira dos Santos (Salvador, 20 de setembro de 1975), conhecida apenas como Gil ou Gilmelândia, é uma cantora, atriz e apresentadora de


Gilmelândia Palmeira dos Santos (Salvador, 20 de setembro de 1975), conhecida apenas como Gil ou Gilmelândia, é uma cantora, atriz e apresentadora de televisão brasileira. Integrou o grupo de axé music Banda Beijo entre 1998 e 2001, onde gravou três álbuns, sendo dois em estúdio e um ao vivo, retirando grandes sucessos como "Apaixonada", "Peraê" e "Bate Lata"[1].

Em 2001, após sair do grupo, lançou seu primeiro álbum, intitulado Me Beija, trazendo como carro-chefe a canção "Maionese". Em 2002 lançou seu segundo álbum, Movimento, e em 2003 fez sua estreia solo ao vivo com o álbum Gil Melândia Ao Vivo. Em 2005 voltou ao cenário musical embalada pela canção "Chegou o Verão", presente no álbum O Canto da Sereia. Quatro anos depois, em 2009 lança um single independente, Dominado, último trabalho lançado antes da cantora dedicar-se aos vocais da banda Vixe Mainha a partir daquele ano.

Na televisão esteve à frente do programa Viva a Noite, no SBT, como apresentadora em 2007 e 2008, além fazer pequenas aparições em programas e séries como atriz. Em 2011 Gil é contratada pela RedeTV! para apresentar o programa Superpop enquanto Luciana Gimenez entrava em licença-maternidade[2].

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 1998-2001: Banda Beijo
1.2 2001-presente: Carreira Solo
2 Discografia
2.1 Álbuns de Estúdio
2.2 Álbuns Ao Vivo
2.3 Álbuns Demo
3 Filmografia
4 Referências
5 Ligações externas


Biografia
Filha de Joana D’Arc Palmeira e Orlando dos Santos, Gilmelândia Palmeira dos Santos nasceu na cidade de Salvador, capital da Bahia. Seu nome é uma junção de Jumelândia, homenagem a uma amiga de sua mãe, com Gil, referente à Barra do Gil, praia da Ilha de Itaparica, onde seus pais passaram a lua-de-mel, tendo como irmãos Angstron (Tom), Celsius e Flávia[3].

Apesar de ter passado por uma infância pobre, tendo uma família humilde, Gil sempre nutriu o sonho de ser artista, mesmo contra a vontade da mãe que, segundo a cantora, lhe dava surras de caçarola para que desistisse do sonho[4]. Na adolescencia começou a fazer serviços domésticos em Brotas, bairro de classe média de Salvador, sendo que na mesma época se formou no magistério e se tornou professora.

Em 1990, aos 15 anos, uma vizinha lhe apresentou o músico Tom Caldas, após ouvir Gil cantar diversas vezes, sendo que o cantor se tornou seu parceiro musical e futuramente namorado. Ainda com o impedimento da família, que temia o envolvimento da cantora com bebidas e drogas, Gil passou a cantar escondida em bares e festivais junto com Tom, fugindo de casa para se apresentar. A dupla tinha apenas um equipamento de som que carregavam e instalavam. Conciliando com a dupla, Gil integrou outras bandas como Pinote, Jóia e Laranja Mecânica. Em 1997 se separou da dupla com Tom Caldas, encerrando sua carreira independente em um último show Lagoa do Abaeté, após assinar com a Universal Music para ser a nova vocalista da Banda Beijo[5].

1998-2001: Banda BeijoEm 1998 Marquinhos Carvalho, backing vocal do cantor Netinho ouviu uma fita K-7 de Gil gravada independente e levou para o cantor, que procurava um novo vocal para a Banda Beijo, grupo que tinha saido em 1992 para seguir carreira solo e estava parado desde então sem um vocalista ou gravação de álbuns. Após contatar Gilmelândia e assinarem com a Universal Music para lança-la como a nova cantora da Banda Beijo, a gravadora lhe sugeriu que usasse como nome artístico apenas Gil, para melhor compreendimento do público. A cantora passou por nove meses de preparação de canto e dança, além de emagrecer dez quilos e cortar os cabelos longos em forma de cocós (birotes amarrados com fios de arame). O guarda-roupas passou também por uma transformação, trocando os vestidos colados por calças folgadas, aderindo ainda tatuagens de henna e piercing, compondo um visual andrógino, inspirado na juventude londrina, tendo o novo visual assinado pelo estilista gaúcho Miguel Carvalho[6].

Ainda em 1998 a Banda Beijo lança seu primeiro álbum com Gil nos vocais, o Banda Beijo Ao Vivo em balado pela canção "Peraê", que rapidamente alcançou o primeiro lugar no Hot 100 Brasil, sendo que em outubro a banda estreia sua primeira turnê com a nova formação no Rio de Janeiro. Nessa época Gil ficou marcada pela frase "Não é Banda Beijo? Então tem que ter beijo", incentivando as pessoas a se beijarem no show enquanto cantava o sucesso "Beijo Na Boca", canção dos tempos de Netinho como vocalista[7]. Em 1999 a banda lança seu segundo álbum com a cantora, intitulado Meu Nome é Gil e, em 2000 lança o terceiro e último álbum com Gil como vocalista, embalado pelo sucesso "Bate Lata", antes da cantora deixar a banda para seguir carreira solo, aconselhada por seu empresário e pelo cantor Netinho[8]

2001-presente: Carreira Solo
Em 2001 Gil lança seu primeiro álbum solo, Me Beija, saindo logo com o primeiro single estourado em todo Brasil, a canção "Maionese", alcançando o primeiro lugar no Hot 100 Brasil e tornando-se uma das canções mais executadas do ano. Em 2002, menos de um ano depois, lança o segundo álbum, Movimento,tendo como maior sucesso do álbum a canção "Miau", sendo que as vendas do álbum estiveram muito abaixo do primeiro e, em 2003 a cantora lança seu primeiro álbum ao vivo, trazendo uma releitura da canção "Você Não Me Ensinou a Te Esquecer". Em 2005 voltou ao cenário musical embalada pela canção "Chegou o Verão", presente no álbum O Canto da Sereia. Quatro anos depois, em 2009, Gil lança um álbum promocional, Dominado, último trabalho lançado antes da cantora dedicar-se aos vocais da banda Vixe Mainha a partir daquele ano.

Discografia
Ver artigo principal: Discografia de Gil
Álbuns de Estúdio
2001: Me Beija
2002: Movimento
2005: O Canto da Sereia
Álbuns Ao Vivo
2003: Gil Melândia Ao Vivo
Álbuns Demo
2009: Dominado


Filmografia
Como Apresentadora
Ano Programa Descrição Nota
2007 Viva a Noite Apresentadora 2007—2008[9]
2009 Band Folia Apresentadora cobertura do Carnaval[10]
2011 Superpop Apresentadora cobrindo a licença-maternidade de Luciana Gimenez[2]
Como Atriz
Ano Série Personagem Nota
2000 Ô... Coitado! Carolina 4 episódios (não-consecutivos)[11]
2001 Casseta e Planeta Ela mesma 1 episódio
2002 A Turma do Didi Ela mesma 1 episódio

Nenhum comentário:

Postar um comentário