sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Miriam Mirah é cantora brasileira, vocalista do grupo musical Raíces de América.

Miriam Mirah é cantora brasileira, vocalista do grupo musical Raíces de América.

Miriam foi também vocalista do Tarancón (grupo musical), de trabalho bastante conhecido no circuito universitário brasileiro no final dos anos 70 e primeira metade da década de 80.

Trabalha com diversas tendências da música brasileira, e mantém vivo o som de influência hispano-americana em sua arte. Depois de sua saída do Tarancón na segunda metade da década de 80, trabalhou seu som marcadamente brasileiro, cujo resultado mais significativo é a interpretação da música Mira Ira (Lula Barbosa - Vanderlei de Castro), composta em sua homenagem, defendida em Festival promovido pela Rede Globo0 de Televisão, em 1985. Este trabalho, que se eternizou na memória dos brasileiros, somente não sagrou-se vencedor (atingiu a segunda colocação), por não ter sido considerada "vendável" pela coordenação do festival. Ironicamente, o LP do Festival da Globo, de 1985, rendeu à Som Livre a venda de mais de 500.000 cópias. Na década de 90 especializou-se na mistura dos ritmos caribenhos e com os do Brasil, e em seguida gravou o CD "CUBA NAGÔ".

A partir de 2000 voltou a fazer laços em trabalhos musicais de influência cultural e ritmica sul-americana participando do Raíces de América, e também um outro trabalho com Lula Barbosa (compositor e intérprete)e Mário Lúcio Marques (saxofonista, arranjador e ex-Placa Luminosa) chamado Mira Ira — a Tribo, além de fazer 2 repertórios em shows, um comemorativo de seus 30 anos de carreira e outro onde canta somente os compositores Silvio Rodriguez e Pablo Milanés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário