sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Meg Stock é o nome artístico de Marjori Vieira Guarnieri Stock (20 de setembro de 1979, São José dos Campos, SP), vocalista da banda brasileira de roc

Meg Stock é o nome artístico de Marjori Vieira Guarnieri Stock (20 de setembro de 1979, São José dos Campos, SP), vocalista da banda brasileira de rock Megh Stock.

[editar] BiografiaOriunda de uma família de classe média residente em Jacareí, interior do estado de São Paulo, Meg teve seu primeiro contato com a música cedo, através do pai, Ivan, que toca violão. Durante a infância, costumava trancar-se na sala antes de todos acordarem para imitar as performances de Madonna e da muppet Miss Piggy. Mas até que optasse pela música como direcionamento artístico profissional, tomou outros rumos. Ainda menina, começou a fazer aulas de balé e dança moderna, chegando a tornar-se professora, participar de festivais pelo país e ser premiada internacionalmente. Contudo, largou a atividade aos dezenove anos, quando ficou grávida de seu primeiro filho. Vinícius, hoje com dez anos, é portador de necessidades especiais devido a uma falta de oxigenação no cérebro sofrida durante o trabalho de parto, que durou treze horas. O pai da criança morreu de câncer em meados de 2006.

Durante o período conturbado após ter se tornado mãe, Meg fez da confecção de bombons e cestas de café da manhã o seu ganha-pão, e tornou-se fanática adepta Hare Krishna, chegando a usar roupas monásticas e vender livros nas ruas de São Paulo. Após ter sido lacto-vegetariana por cinco anos devido à religião, a cantora diz ter "desfanatizado" e carregar atualmente somente a bandeira contra o preconceito; mas ainda pratica hábitos correlatos, como a ioga, e se declara simpatizante da filosofia. Nesse mesmo período, o amigo e violonista Fabiano Whyte (um dos parceiros de Meg na composição da música "Dura Feito Aço", presente no repertório do Luxuria), chamou-a para cumprir algumas datas agendadas cantando MPB em bares, já que sua irmã, cantora-acompanhante, havia virado evangélica e largado a música abruptamente. Meg não cantava profissionalmente na época, mas tocou o projeto violão-e-voz por cerca de três anos e resolveu fazer da música seu meio de vida. Foi quando reencontrou o baixista e amigo de adolescência Luciano Dragão, que a chamou para integrar a banda que estava montando, chamada "Roda Gigante". Pouco depois, com uma nova formação, o grupo tornou-se "Boneca Inflável" (incluindo o baterista Guilherme Cersosimo, ex-Viper e ex-Toy Shop), e a dupla Meg-Dragão começou a compor freneticamente o repertório que viria a se tornar o primeiro disco do Luxuria. A maioria das canções da banda divide-se entre a parceria entre os dois e as músicas compostas somente pela vocalista.

Começaram a se apresentar em grandes festivais pelo Brasil, como o MADA, em Natal, o GO Music, em Goiânia e o Ceará Music, em Fortaleza, e, apenas dois meses depois da troca do nome da banda para Luxuria, fizeram sua notória apresentação no Porão do Rock, em Brasília, que angariou fãs por todo o país e chamou a atenção da mídia musical. Muito devido à grande presença de palco de Meg, que apresentava então cabelos pintados de azul (é loira natural), grandes tatuagens pelo corpo e exibia sua ousada lingerie vermelha por debaixo do vestido, que levantava a todo momento. Ainda circularam pelo Rio de Janeiro e, após uma apresentação na cidade de Caraguatatuba, interior de São Paulo, foram contratados pela equipe de produção da baiana Pitty, ao abrir um show da cantora. Não demorou muito até começarem a gravar o primeiro disco de forma independente, inclusive morando no estúdio para reduzir custos. O produtor era o próprio irmão do baterista, Mauricio Cersosimo. Com o álbum concluído e mixado em Nova Iorque pelo engenheiro de som Ron Allaire (amigo de Cersosimo e que já trabalhou com artistas como Pantera, Ramones e Avril Lavigne), foram contratados pela gravadora Sony BMG e o trabalho foi lançado nacionalmente. A primeira música de trabalho, "Ódio", tornou-se hit e passou a integrar a trilha sonora do "folheteen" Malhação, exibido pela Rede Globo. O single seguinte, "Imperecível", escrito pela cantora para o pai de seu filho, conseguiu conquistar a parada dos dez mais diários da MTV e vem tendo boa recepção por parte do público.
Influências
Alguns dos músicos citados pela cantora em entrevistas como sendo suas influênci
as são Stone Temple Pilots, Jane's Addiction, Los Hermanos, Elis Regina, Maria Rita, Etta James (em quem se inspirou para utilizar a técnica de canto gritado scat), Garbage, The Distillers e Hole. Muitos jornalistas ainda conectam a vocalista da última, Courtney Love, com a cantora Cássia Eller na tentativa de definir a persona artística de Meg; conceito que ela aceita, mas se diz mais influenciada por Scott Weiland.

Nenhum comentário:

Postar um comentário