sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Eliana Michaelichen Bezerra (São Paulo, 22 de novembro de1972)[1][2] é uma apresentadora, atriz, modelo, empresária ecantora brasileira.


Eliana Michaelichen Bezerra (São Paulo, 22 de novembro de1972)[1][2] é uma apresentadora, atriz, modelo, empresária ecantora brasileira.

A apresentadora tem os pais vindos de diferentes regiões do país. Ela é filha de José Bezerra, cearense, e Eva Michaelichen, paranaense.[3]

Atualmente é contratada do SBT. É uma das maiores personalidades em licenciamento de marcas do Brasil. Já comercializou mais de dez milhões de brinquedos desde o ano de 1994. Na carreira como cantora vendeu em torno de quatro milhões de álbuns, suas músicas mais famosas são: "Os Dedinhos" e "Pop Pop". Eliana conquistou o sucesso na TV e na música uma das trajetórias mais sólidas e bem conduzidas do meio artístico nacional. Nascida em São Paulo, ela começou na infância a participar de desfiles e comerciais. Aos 14 anos, debutou no grupo A Patotinha e, aos 17, passou a integrar o conjunto Banana Split. Durante participação no programa "Qual é a Música?", em 1991, Sílvio Santos convidou-a para apresentar uma atração infantil. Durante sete anos, permaneceu no SBT com grande êxito apresentando os programas "Festolândia", "Sessão Desenho com Eliana", "Bom Dia e Cia.", "Eliana & Cia." e "TV Animal", até que em 1998 assinou com a Rede Record. Na emissora, esteve à frente dos diários "Eliana & Alegria", "Eliana na Fábrica Maluca" e "Programa Eliana", além do dominical "Tudo É Possível" O entretenimento aliado ao conteúdo educativo tornou-se uma marca de suas atrações. Depois de 10 anos na Record, Eliana retornou ao SBT, no dia 22 de junho de 2009.

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 1982-1990: início da carreira
1.2 1990-1993: início, no SBT
1.3 1993-1998: mais espaço, com seu segundo programa
1.4 1998-2009: saída do SBT e assinatura com a Rede Record
1.5 2009: saída da Record e retorno ao SBT
1.6 Embaixadora do Teleton
2 Empresária e cantora
3 Vida pessoal
4 Prêmios e indicações
5 Cinema e carreira literária
6 Apresentadora
6.1 No SBT
6.2 Na Record
6.3 Programas especiais
7 Trabalhos paralelos
7.1 Escritora: Livros
7.2 Filmografia
8 Discografia
8.1 Álbuns de estúdio
8.1.1 Coletâneas
8.2 Singles
9 Indicações de prêmios
10 Notas dos álbuns
11 Referências
12 Ligações externas


Biografia
Eliana em 2009.Seu pai, José Bezerra, cearense nascido no município de Solonópole, foi para São Paulo e conheceu dona Eva Michaelichen de origem russa e ucraniana[4], paranaense de Irati. Seu José e dona Eva, se conheceram em uma casa de família, onde os dois trabalhavam, se casaram e tiveram a primeira filha chamada Helena.

Nessa época José já trabalhava como zelador de um prédio residencial no Jardim Paulista em São Paulo e dona Eva ajudava no orçamento de casa trabalhando como arrumadeira do prédio. No dia 22 de novembro de 1973 as 6h10min da manhã, nasceu a segunda filha, Eliana Michaelichen Bezerra.

Ela foi estudante do colégio Vila-Lobos no Ibirapuera, sempre participava das festas do colégio. Seu primeiro baile carnavalesco foi aos nove anos em Curitiba.

1982-1990: início da carreiraAos dez anos de idade depois de tanto insistir, sua mãe resolveu atender ao pedido da filha e á matriculou em uma agência de modelos Joyce Manequim. Sua primeira aparição na televisão, foi em uma campanha publicitária, "meu primeiro sutiã", onde Eliana aparecia apenas como figurante. Aos 13 anos depois de participar de um teste, Eliana foi escolhida para integrar o grupo As Patotinhas, no ano de 1986. Ficou no grupo durante quatro anos, onde fez muito sucesso com a canção Baile dos Passarinhos.

No ano de 1990, aos 17 anos, foi convidada por Gugu Liberato para integrar o grupo Banana Split, grande sucesso da época. Com seu 1,62 de altura Eliana era a menor do grupo. Eliana era destaque em todo programa que participava, inclusive do programa Qual é a música?, apresentado por Silvio Santos.

1990-1993: início, no SBTNa emissora do SBT a carreira de Eliana teve um grande impulso, pois aos poucos foi se destacando e suas aparições no programa Qual é a Música.

Silvio Santos ao avaliar o seu talento a convidou em pleno o programa "Qual é a Música", para fazer um teste de apresentadora.

O ano era de 1991 e Eliana aos dezoito anos comandava o seu primeiro programa Festolândia, nessa época cursava faculdade de psicologia na FMU.

1993-1998: mais espaço, com seu segundo programaCom seu segundo programa no ar denominado Sessão Desenho, Eliana aparecia apenas 20 minutos, mas foi o suficiente para ela angariar simpatias.

Foi aí que surgiu o grande sucesso, a canção Os Dedinhos, a música fez tanto sucesso que a apresentadora passou a ser conhecida comoEliana Dedinhos. Nessa época Eliana cursava o terceiro ano de Psicologia na faculdade FMU. Teve então que parar de cursar a faculdade para seguir a carreira artística.

Em 1993 aos 20 anos de idade, obteve o seu terceiro programa de televisão denominado Bom Dia & Cia, que mais tarde passou a se chamar "Eliana & Cia".

O programa tinha vários atrativos para crianças, desenhos, o boneco Melocotom (melocotón, na grafia em espanhol, significa "pêssego")e o robô Flitz, Eliana já era um sucesso entre as crianças. Em 1996 com a saída da Angélica, Eliana também assumiu o TV Animal, aonde conheceu o biólogo Sérgio Rangel.

1998-2009: saída do SBT e assinatura com a Rede Record
Eliana e o ex-marido Edu Guedes em um evento.No ano de 1998 e o programa de Eliana obtinha sucesso absoluto, já estava consolidada como apresentadora infantil. Nessa época várias emissoras estavam interessadas em Eliana, e finalmente, depois de sete anos no SBT a apresentadora assinou contrato com aRede Record, onde passou a comandar um programa aos domingos.

Desde 12 de outubro de 1998, junto com uma equipe que fez do "Eliana e Alegria" um grande sucesso, e com o desenhoPokémon chegou a liderança no ibope, com 10 pontos de média contra media de 6 do SBT e 5 da TV Globo e constantemente chegava a marcar 15 pontos de pico.

Em 1999 Eliana estreou outro programa, o Eliana no Parque que era exibido aos domingos, com várias competições entre colégios. Em 2000 o programa saiu do ar, com a promessa de Eliana ganhar um novo programa aos domingos.

Eliana E Alegria
O Eliana e Alegria continuava, mudando os cenários e personagens e Eliana acabou deixando os bonecos e contou com a participação de Chiquinho (Edílson Oliveira da Silva) e Pitoco (Hélio Afonso) e com o biólogo Sérgio Rangel divertindo a garotada.

Com o desgaste do anime Pokémon o programa saiu do ar dando lugar ao seu próximo programa.

Eliana na Fábrica Maluca
Eliana na Fábrica Maluca foi o segundo programa infantil apresentado por Eliana na Rede Record. Estreou em 2003, após o cancelamento da produção de Eliana & Alegria, sendo basicamente, uma versão reformulada e mais lúdica deste último. O cenário foi inspirado no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, e os personagens mais importantes deste programa eram Chiquinho e Pitoco.

O público infantil foi crescendo e Eliana começou a apresentar para adolescentes. O cenário não combinava mais com gênero da platéia.Com essas alterações o programa passou a ser chamado de Programa Eliana com um visual moderno e notícias, quadros e jogos. Em outubro do mesmo ano o programa saiu do ar para dar espaço ao programa Sonia e Você, que foi apresentado por Sônia Abrão. Em agosto de 2005, Eliana passou a comandar o "Tudo É Possível", nas tardes de domingo da Rede Record.

Tudo É Possível
Lançado em 7 de agosto de 2005, o programa Tudo É Possível passou a ser visto por um público maior. Chegou, a alcançar, picos de 19 pontos, apresentando o quadro do Mister M, o mágico mascarado que desvenda segredos de mágica e que ficou famoso no Fantásticoe no Domingo Legal. Com sua estreia nas tardes de domingo da Record, Eliana passou a ser a 2ª mulher brasileira a comandar um programa na grade vespertina dos domingos da TV Brasileira, seguindo os passos de Xuxa Meneghel, que estreou na tela da TV aos domingos em 1989 com o programa "Bobeou Dançou e depois repetiu o feito com os programas: Xuxa (1993), Xuxa Hits(1995-1996), Planeta Xuxa (1997-2002) e Conexão Xuxa (2007). O programa chegou a ganhar várias vezes do SBT e não era raro Eliana estar na frente de Silvio Santos e Gugu Liberatona audiência. Em 5 de julho de 2009, foi exibido o último "Tudo é Possível", apresentado por Eliana, pois a mesma estava retornando ao SBT. O programa terminou como se nada estivesse acontecendo, porém, Eliana já havia gravado a despedida da emissora, que foi censurada. Na semana seguinte, o programa passa a ser apresentado por Ana Hickmann.

2009: saída da Record e retorno ao SBTDepois de 10 anos na Rede Record, Eliana retorna ao SBT, e novamente envolvida em polêmicas, já que sua volta é considerada uma revanche contra o assédio feito pela Rede Record a Gugu Liberato e na mesma semana é anunciada a contratação de Roberto Justus que também assinou com o SBT pelo mesmo motivo. [5]

Eliana (programa)
Em 31 de Agosto de 2009, Eliana re-estreou no SBT, com um programa homônimo, transmitido entre as 15h e 19h.


Eliana, Ratinho e Daniel juntos pelo Teleton em 2009.O novo programa da Eliana, tem algumas semelhanças com o antigo programa da apresentadora, Tudo É Possível, entre elas, a presença dos professores da USP do Ciência em Show e do biólogo Sérgio Rangel que também retornou ao SBT. O programa apresentou algumas inovações como o reality game Os Opostos se Atraem?, onde anônimos e famosos teem que conviver juntos durante um mês mesmo com todas as diferenças para ganhar o prêmio final de 20 mil reais.

Embaixadora do TeletonNo ano de 2009, Eliana é convidada para ser embaixadora do Teleton, campanha transmitida pelo SBT para arrecadar fundos para a AACD.

Empresária e cantoraNa carreira como cantora vendeu mais de 4 milhões de álbuns, lançou de sucessos como Primavera, É Dez, Fésta e Diga Sim.

Os Dedinhos é considerada um classíco da música infantil brasileira; esse primeiro trabalho da Eliana foi lançado em 1993, logo no término do programa "Festolândia" e início do programa "Sessão Desenho Com Eliana", Eliana conta que, como aparecia apenas da cintura para cima no programa, precisava de uma música que tivesse uma coreografia que ela pudesse fazer sentada, então teve a brilhante idéia de gravar a música "Os Dedinhos".

Não deu outra: a música virou hit, uma das poucas músicas infantis que tocou nas rádios. A música "Amiga" entrou na trilha da novela "Garotas Bonitas", exibida pelo SBT em 1993 como tema de abertura.

Músicas de seu programa antigo, como a "Era Uma Vez" e "Abra Cadabra" também estão na seleção das músicas do disco. Um outro grande sucesso desse disco é a música "Rebú No Pomar Do Japonês", que ganhou destaque especial por ter um jogo de palavras legal.

O disco ficou quase dois anos sendo o único da Eliana, até setembro de 1994, quando lançou o segundo disco, no ano de 1999 a música foi relançada com uma nova roupagem para o álbum "Primavera".

Além de apresentadora e comunicadora, Eliana é empresária. Junto com seu sócio e empresário Marcos Quintela, comanda a "EMB Produções", empresa de entretenimento que cuida não só dos seus produtos, como o de outros artistas, faz campanhas publicitárias, negocia o merchandising do seu programa, etc.

Eliana tem mais de 160 produtos licenciados. Eliana é a principal contratada do bloco carnavalesco, "Happy" que se apresenta no carnaval de Salvador. Já arrastou mais de 5 mil foliões em uma única apresentação no carnaval de Salvador, no qual faz parte há 7 anos. Em 2007 cantou seus maiores sucessos de 15 anos de carreira, animando a galera na avenida. Ainda em 2007 regravou a cançãoEssa Ternura para a trilha sonora da novela Luz do Sol, da Rede Record. Em 2008 o bloco "Happy" em Salvador divertiu os foliões com a participação especial de Toni Garrido cantando com Eliana.

Vida pessoal
Eliana em 2006.Eliana sempre tentou manter sua vida pessoal longe da mídia, porem o interesse das pessoas em sua vida gera controvérsias e polêmicas, seu primeiro namorado foi Marcos Quintela, ex-integrante do grupo Dominó, com quem se relacionou durante seis anos.

Posteriormente Eliana namorou o apresentador Luciano Huck. Foi ele que a presenteou com o cãozinho Snow, que aparece na capa de seu sexto CD.[6] Mas em 1999, após quase dois anos de namoro, Luciano foi visto traindo Eliana com a cantora Ivete Sangalo, o que levou ao rompimento da relação.[7]

Ainda em 1999, Eliana iniciou um romance com o publicitário paulista Roberto Justus. Os dois se conheceram num jantar na casa do apresentador Otávio Mesquita. A relação, que chegou a transformar-se em noivado, chegou ao fim após um ano e meio.[8]

Edu Guedes e Eliana, amigos há mais de nove anos e juntos desde 2002, se casaram no dia 11 de dezembro de 2004 na residência do casal. Seu casamento, entretanto, chegou ao fim no dia 17 de abril de 2007. A revista Istoé Gente de 25 de abril de 2007 publicou declarações de amigos do casal que afirmavam que o motivo da separação seria o ciúmes excessivo de Edu Guedes.[9][10]

Em fevereiro de 2011, Eliana anunciou estar grávida de um menino[11], filho do namorado[12], o músico e empresário João Marcelo Bôscoli. O seu 1º filho Arthur Michaelichen Bezerra Bôscoli nasceu na noite de 10 de agosto de 2011.

Prêmios e indicaçõesEm 1999 foi indicada ao Grammy Latino concorrendo como melhor álbum infantil (Primavera).

Cinema e carreira literáriaEm 14 janeiro de 2005 estreou "Eliana em o Segredo dos Golfinhos", o qual também produziu. O filme levou cerca de 330 mil pessoas aos cinemas. A temática ecológica, recorrente em seu trabalho televisivo, ganhou tratamento cinematográfico nas mãos da diretora Eliana Fonseca (“Ilha Rá-Tim-Bum – O Martelo de Vulcano”). No elenco, Fúlvio Stefanini, Daniel Del Sarto,João Paulo Bienemann, Ângela Dip, Fernanda Souza, Jackson Antunes, além das participações de Karin Rodrigues,Elias Andreato, Supla, Rouge e Netinho de Paula. Filme que, com mensagem de preservação ao meio-ambiente, se colocou entre as dez maiores bilheterias obtidas por produções nacionais em 2005 com cerca de 370 mil espectadores. Eliana também já lançou dois livros infantis "Os Segredos dos Golfinhos" (2005) e "Os Segredos do Pantanal" (2006), sendo que, fazem parte do PNLD 2006 (Programa Nacional do Livro Didático).

ApresentadoraNo SBT1991-1992: Festolândia
1993: Bom Dia & Cia
1992-1993: Sessão Desenho
1993-1998: Eliana & Cia
1996: TV Animal
2009-presente: Eliana
Na Record1998-2003: Eliana & Alegria
1999-2001: Eliana no Parque
2003-2004: Eliana na Fábrica Maluca
2004-2005: Programa Eliana
2005-2009: Tudo É Possível
Programas especiais2007: Mestres do Ilusionismo
2008: Mestres do Ilusionismo
2009: Teleton 2009
2010: Teleton 2010
Trabalhos paralelosEscritora: Livros2005 - Os Segredos dos Golfinhos
2006 - Os Segredos do Pantanal
Filmografia2004: Eliana em O Segredo dos Golfinhos - Eliana
2009: Vende-se um Véu de Noiva - Ela mesma
DiscografiaÁlbuns de estúdio1993: Os Dedinhos
1994: Eliana (álbum de 1994)
1995: Eliana (álbum de 1995)
1996: Eliana (álbum de 1996)
1997: Eliana (álbum de 1997)
1998: Eliana (álbum de 1998)
1999: Primavera (álbum de Eliana)
2000: Eliana (álbum de 2000)
2001: Eliana (álbum de 2001)
2002: É Dez
2003: Festa
2004: Diga Sim
Coletâneas1998: Eliana - Um Mundo de Alegria
1999: Eliana: Os Maiores Sucessos
2000: Eliana Focus: O Essencial de Eliana
2001: Eliana 100 Anos de Música
2006: Eliana Maxximun
2006: Eliana 15 Anos
Singles1993: Os Dedinhos
1993: Amiga
1994: Pop Pop
1994: Tentação
1995: Olha o Passarinho
1996: A Dança dos Bichos
1996: Frutanimais
1997: Xô Preguiça
1997: Beijomania
1998: Amigo Cão
1998: Dia de Alegria
1999: Primavera
2000: A Força do Mestre
2000: A Força do Raio
2000: Brincar com Chiquinho
2001: A Galinha Magricela
2001: O Elefante e a Formiguinha
2001: Um Mundo Ideal (com Alexandre Pires)
2002: Dona Felicidade
2002: Pula Corda
2002: Ai Meu Nariz
2003: É Tão Lindo
2003: Meu Cachorrinho (Chihuahua)
2003: Fábrica Maluca
2004: Um, Dois, Três
2005: Diga Sim
2006: Muvuca
2007: Essa Ternura (para a novela Luz do Sol da Record)
2009: Tempo de Mudar (com Maisa)
Indicações de prêmiosGrammy Latino 1999 – Prêmio de Melhor álbum Infantil: Primavera[carece de fontes?].
Prêmio Tim de Música Brasileira 2003 – Prêmio de melhor álbum Infantil: É Dez[carece de fontes?].
Prêmio Tim de Música Brasileira 2003 – Prêmio de Album: É Dez
Prêmio Tim de Música Brasileira 2003 – Prêmio de Melhor Música: Pula Corda
Troféu Imprensa 2004 – Melhor programa Infantil: Fábrica Maluca[carece de fontes?].
Troféu Internet 2009 - Melhor apresentadora/animadora do ano de 2008
Troféu Imprensa 2010 - Melhor apresentadora/animadora do ano de 2010
Notas dos álbunsNome do Disco Ano Vendagem[carece de fontes?] Gravadora Prêmios[carece de fontes?]
Os Dedinhos 1993 500 mil cópias Sony BMG Disco de ouro/disco de platina
Eliana 1994 250 mil cópias Sony BMG Disco de ouro/disco de platina
Eliana 1995 1,5 milhão de cópias Sony BMG Disco de ouro/disco de platina (6x)/disco de diamante
Eliana 1996 250 mil cópias Sony BMG Disco de ouro/disco de platina
Eliana 1997 100 mil cópias Sony BMG Disco de ouro
Eliana 1998 250 mil cópias Sony BMG Disco de ouro/disco de platina
Primavera 1999 250 mil cópias Sony BMG Disco de ouro/disco de platina
Eliana 2000 200 mil cópias Sony BMG Disco de ouro
Eliana 2001 250 mil cópias Sony BMG Disco de platina
Eliana É Dez! 2002 600 mil cópias Sony BMG Disco de ouro/disco de platina (5X)
Festa 2003 400 mil cópias Sony BMG Disco de platina (2x)
Diga Sim! 2004 100 mil cópias Sony BMG Disco de ouro (#18 Hot 100 Brasil)
Eliana 15 Anos 2006 150 mil cópias Sony BMG Disco de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário