sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Adryana Ribeiro de Carvalho (São Paulo, 22 de outubro de 1973), de nome artístico Adryana Ribeiro, é uma cantora e compositora brasileira.


Adryana Ribeiro de Carvalho (São Paulo, 22 de outubro de 1973), de nome artístico Adryana Ribeiro, é uma cantora e compositora brasileira.

Ficou conhecida por fazer parte do grupo Adryana e a Rapaziada, e por interpretar grandes canções como "Só Faltava Você", "Tudo Passa", "Fim de Noite" e "Saudade Vem". Hoje, em meio a muitos trabalhos dentro e fora do mundo da música, Adryana lança seu novo single, "Ata ou Desata".

Índice [esconder]
1 Biografia
2 Carreira
3 Discografia
3.1 Álbuns
3.2 Singles
4 Referências

Biografia
Adryana nasceu no bairro do Jaçanã, onde estudou canto lírico durante 5 anos, além de piano e balé. Aos 16 anos, Adryana iniciou a sua carreira cantando em bandas de baile e gravando jingles[1]. 2 anos depois, o estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandez conheceu-a em uma festa e convidou-a para o seu programa – no qual fez a primeira apresentação pública de sua carreira através de veículo de comunicação.
Carreira
Em 1994, depois de participar de um teste para a gravadora Sony BMG Music Entertainment, o crítico musical Sérgio Cabral disse que Ribeiro era a "nova revelação do samba". Seu primeiro álbum, Adryana Ribeiro, teve a participação de grandes artistas e sambistas como Martinho da Vila, Demônios da Garoa e Rafael Rabelo. O material gráfico ficou por conta de Elifas Andreato. A canção "Sempre Sou Eu", interpretada com Luis Carlos Líder, da banda Raça Negra, alcançou boas posições nas paradas musicais[2].

Em 1997, lançou seu segundo álbum, Em Busca do Sol, que contou, assim como o primeiro, com o apoio de Martinho da Vila e com a produção de Hyldo Hora. O álbum rendeu críticas positivas e elogios. Mas foi ao lado do grupo Adryana e a Rapaziada, produzido por Arnaldo Saccomani, entre 2000 e 2003, que a cantora conseguiu atingir o sucesso e ficar conhecida nacionalmente, integrando a sua música batidas de gêneros musicais como o rap, R&B, música romântica e pop.

Depois do lançamento de três álbuns com o grupo, Adryana retomou sua carreira solo, passando a se dedicar essencialmente ao samba, e lançou o álbum Brilhante Raro, lançado em 2005[1], de que saiu uma das principais músicas de sua carreira, "Saudade Vem".

Em 2011 lança o cd Direitos Iguais trazendo sucessos como "Eu Juro" e "Ata ou Desata". A novidade é a sua participação no cd como produtora.

Discografia
Álbuns"Adryana Ribeiro" (1995)
"Em Busca do Sol" (1997)
"Adryana e a Rapaziada" (2001)
"Love Lindo" (2003)
"Stop Baby" (2004)
"Brilhante Raro" (2005)
"Direitos Iguais"(2011)
[editar] SinglesSolo
"Pedra Falsa"
"Estação São Paulo" (Part. Demônios da Garoa) (Trilha sonora da novela 'A Próxima Vítima (telenovela)')
"Faz Carinho Que É Bom" (Part. Martinho da Vila)
"Sempre Sou Eu" (Part. Luis Carlos)
"Acreditar" (Part. Dona Ivone Lara)
"E Agora?"
"Garota de Ipanema" (Part. Jacques Moremlembaum)
"Este Seu Olhar" (Tema de Abertura da novela 'Seus Olhos')
"Saudade Vem"
"Como Era Antes"
"Dois"
"A Carta"
"O Fera"
"Ela Não Me Quer" (Part. Tche Garotos)
"Amor Na Contramão"
"Eu juro"
Adryana e a Rapaziada
"So Faltava Você"
"Tudo Passa"
"Amor Pra Valer"
"Que Misturada"
"Fim de Noite"
"Pout Pourri de Samba Rock"
"Eu Te Amo"
"Lembranças"
"Quando a Gente Briga"

Um comentário: